Palavra do Dia

                            A Ovelha
“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará, deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas”. (Salmos 23)”.
 Deus nos comparou com uma ovelha. Por quê?
1º A ovelha confia no pastor, ela sabe que nada lhe faltará. ( Em quem temos confiado?)
2º O  bom pastor dá o melhor para as ovelhas comerem: pastos verdejantes, águas tranquilas. Ovelha é um animal limpo,  não come coisa podre e nem bebe água suja.  ( O que temos comido e bebido?)
3º Ovelha é um animal humilde e manso. Não tem garras para se defender. Quem cuida da ovelha é o pastor . Quando o lobo vem, a defende com o seu cajado. Deus diz: “Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas” (Salmo 105:15).  ( Será que temos esperado em Deus para nos defender ou temos avançado contra os nosso inimigos com as nossas mãos?)
4º A ovelha passa por processo de purificação. O vento, a chuva, o pó, fazem o pelo da ovelha ficar sujo. Então todo ano chega a tosa. O pastor tira a lã e começa a nascer um novo pelo. Deus também faz esta troca. Quando passamos por lutas, provações, tempestades, é a época da tosa. Deus tira todas as impurezas quando nos humilhamos diante do Senhor, começa uma nova vida, uma nova história na nossa vida espiritual. ( Temos usado as lutas para buscarmos ao Senhor?)
5º Ovelha não teme o perigo. “ Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, a sua vara e o teu cajado me consolam”. A ovelha descansa nos cuidados do pastor. ( Será que temos descansado no Senhor?)

6º Ovelha tem aprisco.  O lobo vive cercando as ovelhas procurando quem possa tragar. 1 Pedro 5:8

Ovelhas que saem dos braços de Cristo correm o risco de serem tragadas pelo inimigo. ( Como está a nossa vida com Deus?)
7º Ovelha fornece calor. A lã da ovelha serve para fazer cobertor, blusas, etc. Ovelha aquece e dá calor ao outro. Se somos realmente ovelhas temos que aconchegar o nosso próximo.(Será que temos abraçados os nossos irmãos?)
8º A ovelha é um animal lindo que dá vontade de abraçar, ela transmite carinho . Se as pessoas estão te desprezando , se afastando de você, é porque você não tem transmitido carinho e aconchego. ( Como está o nosso relacionamento com as pessoas?)
9º Ovelha vive em grupo, unidas. A que se afasta do grupo corre o risco de se perder. Para andar em grupo é preciso ter união, dividir o mesmo pão.
Será que realmente temos sido ovelhas?

Um comentário: